Mobilidade a Torun - segundo dia

01/11/2011 01:02

Neste dia de sábado, pudemos acordar todos um pouco mais tarde, descansando de todas as emoções anteriores. Preparados, dirigimo-nos ao nosso ponto de encontro, bem no centro da cidade de Torun e daqui fomos em direcção ao museu Piernika, onde pudemos perceber como se fabricam os bolinhos de gengibre. Observámos, primeiro, como se fazem e depois fomos convidados a fabricar o nosso próprio bolinho, que trouxémos connosco. Foi bem divertida esta visita, a um museu que se preocupa em tornar os seus visitantes, actores de uma tradição secular.
Em seguida iniciámos um pequeno passeio através da cidade, fazendo tempo para irmos ao Planetário. Pelo caminho subimos os degraus da torre da Catedral de S.João Batista, de estilo gótico, cuja construção foi iniciada no século XIII. A caminho do topo da sua torre pudemos ver um enorme sino, o maior da Polónia e depois de mais de duas centenas de degraus, pudemos confirmar que estávamos a visitar uma belíssima cidade. Nicolau Copérnico, famoso astrónomo nascido em Torun, foi batizado nesta catedral.
Quando nos aproximámos do Planetário estava já na hora de entrarmos. No interior, pudémos perceber que o seu projetor é capaz de reconstruir a imagem do céu com uma grande fidelidade e viajámos até no tempo, para percebermos qual a razão porque a argila é tão vulgar nestas paragens e por isso é tão utilizada como material de construção.
O nosso programa cultural terminou neste dia com esta visita, o dia seguinte ia ser exigente, por isso era preciso prepararmo-nos!