Projeto Comenius “Everyone matters”

01/11/2011 00:56

O agrupamento de escolas de Moure, mais concretamente a Escola Sede, EB 2,3 Professor Amaro Arantes está a desenvolver o projeto Europeu Comenius Multilateral “Everyone matters”. – tradução : “Todos são importantes”, com a duração de 2 anos letivos. Este projeto pretende dar resposta a algumas necessidades educativas tais como melhorar a qualidade e reforçar a dimensão europeia da educação, desenvolvendo o conhecimento e sensibilizando os jovens e o pessoal educativo para a diversidade e importância das culturas e das línguas europeias, ajudando os jovens a adquirir as aptidões e as competências básicas de vida, necessárias ao seu desenvolvimento pessoal, à sua futura vida profissional e a uma cidadania europeia ativa.

Os países parceiros deste projeto são o Chipre, a Polónia, a Turquia e o Reino Unido. Estão a ser elaborados trabalhos sobre diversas áreas tais como: hábitos de vida saudáveis, o desporto, a língua materna e estrangeira e claro a diversidade cultural. O projeto tem ainda atividades relacionadas com as tecnologias de informação e comunicação através da criação e manutenção de um site:https://everyonematters11-13.webnode.com/. Os alunos participantes beneficiam de espaço de trabalho próprio no clube Europeu da Escola cujo blogue serve para divulgação das suas atividades (https://clubeuropeumoure.wordpress.com/). O projeto inclui ainda mobilidades/visitas aos países e escolas parceiras para reuniões de trabalho. Assim, no dia 20 de outubro, duas alunas do 9º ano de escolaridade, a Maria Oliveira e a Ângela Nair Silva, acompanhadas pela responsável pelo projecto, a professora Alexandra Guia e pelo professor José Melo e ainda pelo diretor do Agrupamento, professor Armando Machado deslocaram-se a Torun, na Polónia. Entre as atividades podem-se contar as visitas à Escola parceira, Torun, Gdansk, ao planetário e a diversos museus; houve ainda lugar à frequência e observação de aulas, jogos de andebol e concertos. As alunas ficaram instaladas com famílias polacas e puderam conviver de perto com a realidade de vida dos seus colegas na Polónia.

De futuro estão ainda previstas mobilidades ao Chipre, Reino Unido e Turquia, sendo que haverá lugar à receção de alunos e professores dos países parceiros no mês de maio de 2012 na escola sede do Agrupamento de Escolas de Moure.