Mobilidade a Torun - quinto dia

05/11/2011 11:01

Como sempre chegámos pontualmente à escola de Lubicz, prontos para mais um dia de atividades: depois de uma breve reunião, dirigimo-nos para a aula de química onde tomámos contacto com os elementos da tabela periódica e suas caraterísticas principais. A aula foi bastante participada, tendo a professora procurado permanentemente a participação de todos os intervenientes. Na parte final da aula realizámos um pequeno teste revelador dos nossos conhecimentos da matéria.

Depois de um curto intervalo, fomos para a aula de Matemática, onde aprendemos a fazer um icosaedro em papel utilizando a técnica do origami. Trabalho minucioso e a necessitar de grande persistência e alguma (muita!) destreza. Com a ajuda preciosa dos alunos/as quase completámos a difícil tarefa, mas esta técnica não é para todos.

Recolhemos então um pouco, para nos prepararmos para o momento alto da manhã – o jogo de andebol entre os visitados e a equipa Comenius. O jogo de exibição entre duas equipas femininas da escola não augurou nada de bom e mostrou porque motivo esta escola é uma potência nacional na modalidade. Seguiu-se um animado jogo entre uma equipa feminina mais jovem e a equipa Comenius – alunos. Finalmente, foi a vez dos professores jogarem contra uma outra equipa feminina e com a ajuda de alguns alunos tentarem dar alguma réplica às adversárias. Não foi tarefa fácil! Como se costuma dizer o resultado não foi o mais importante, mas sim o convívio entre todos!

Após o almoço, tínhamos a tarde livre para podermos optar por aquilo que mais desejássemos. Passear pela cidade sem destino, fazer umas compras, observar as pessoas, conversar longamente e depois tomar uma bebida bem quente, já com o primeiro frio a chegar, pareceu-nos um ótimo programa para preencher o tempo.